Resultado do Survey: Expectativas do investidor de New Venture, Startups e Private Equity



Esse resultado refere-se a tese de doutorado do José Securato Jr., que foi apresentada e aprovada no dia 29 de janeiro de 2021 ao Programa de Doutorado em Administração do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

 

Foram mais de 120 respostas dos quais resultaram em 105 investidores qualificados, base desta análise. O resultado foi sensacional:

 

1) Existe uma correlação da expectativa do investidor em uma etapa do ciclo de vida da firma em relação às outras etapas

 

Esta questão é intuitiva, visto que a medida que a firma evolui, o risco percebido diminui.

No entanto, a contribuição maior foi separar aquela fase da firma que ela está buscando a sobrevivência (sempre pivotando) em relação à etapa posterior que ela está buscando a relevância (escala, escala, escala). Estas duas fases não estão relacionadas na cabeça do investidor, marcando duas etapas muito distintas.

 

2) Existe uma especialização dos fundos: fundos menores são mais competitivos nas etapas iniciais da firma, e fundos maiores são mais competitivos nas etapas finais (pre-IPO).

 

Esta questão também faz bastante sentido, mas mostramos isso estatisticamente. Ficou muito bacana

 

3) Evidenciamos que o mercado pensa em Cash-on-cash multiple nas fases iniciais do ciclo de vida da firma, e em taxa de retorno anual nas fases finais

 

Aqui também, acredito que não é uma grande novidade para vocês, mas ainda não se tinha documentado isso na academia.

 

4) A tabela abaixo resume bem o resultado da pesquisa:

 

 

Espero que você tenha gostado do resultado do Survey. Aproveito mais uma vez para agradecer a sua contribuição e torço para que você concorde comigo que valeu muito o seu tempo: foram 3 minutos de survey que renderam uma tese de doutorado! ROI sensacional... kkkkk!

 

Com base nestas conclusões, montamos um modelo de avaliação de New Ventures e Startup que eu batizei de Life Cycle Valuation Method.

 

5) The Life Cycle Valuation Method

 

Um método de avaliação que leva em consideração tudo que está no gráfico acima! Eu fiz uma versão resumida aqui no linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/introduction-life-cycle-valuation-method-jose-securato/

 

6) Classification, Investment Selection, and Valuation of New Venture and Startup Companies

 

A tese completa está em anexo.

Suas contribuições são super bem vindas, até porque eu adoraria transformar este conteúdo em um livro... o que vc acha?

 

7) Link para a Tese e a apresentação (fiquem a vontade para compartilhar)

 

A defesa foi gravada e está disponível no www.tabula.com.br, junto com a tese e o ppt da apresentação.

https://tabula.com.br/curso/tese-classificacao-selecao-de-investimento-e-valuation-de-new-ventures-e-startups


Comentários

Sem Comentários