Venda uma ideia com um bom texto!



É fácil escrever um texto que vende uma ideia: Elabore uma tese! Defina seus argumentosDesafie sua tese! Conclua! Estruture o texto com o formato bullet point + sub-bullet point e venda a sua ideia. Eu explico...

 

Antes de qualquer coisa, faça a lição de casa. Estude o assunto com profundidade e busque um ângulo inovador. O seu texto agrega, ou é mais do mesmo?? A vida é curta meus caros, escreva algo que valha a pena ser lido, e sempre respeite seus leitores com boa gramática, altos padrões éticos, consistência, e se puder, um toque de humor!

 

Um bom texto deve oferecer a seguinte estrutura:

 

  • O primeiro parágrafo tem que ser IRADO! O leitor tem que entender seu ponto de vista rapidamente, e se interessar pelo que está por vir. Eu reviso muitos textos sem tese, ou com fatos e argumentos desinteressantes. Invista na sua tese, ela é o coração do seu artigo.
  • Quando preciso, coloque todos na mesma página. É opcional (e muito saudável) contextualizar a discussão e justificar a relevância do assunto tratado no seu artigo. Inclua dados de mercado, algumas informações qualitativas e outras quantitativas. Use (e cite) fontes confiáveis, faça referências e trace paralelos!
  • Argumentação. Os próximos parágrafos apresentarão os argumentos que suportam a sua tese. A primeira frase apresenta o argumento em si, da maneira mais enxuta e direta possível (este é o bullet point). As próximas frases justificam e explicam o argumento e podem oferecer exemplos (estes são os sub-bullet points). Use um parágrafo por argumento, hermético e auto-suficiente. Evite quebrar um argumento em dois parágrafos (você provavelmente está sendo prolixo).
  • Anti-tese. Ofereça um contra-argumento à sua tese, afinal, sempre haverá alguém do contra. Quem melhor do que você para testar os seus argumentos? Use a mesma estrutura de parágrafo da argumentação, e fique a vontade para desmontar a crítica (ou não).
  • Conclusão. O parágrafo final replicará a sua tese (aquela do começo do texto), unindo os seus argumentos e fechando o raciocínio. Terminamos por onde começamos, simples assim!

 

Comece com um outline! Planeje o seu texto (ou mesmo a sua apresentação) conforme a estrutura proposta acima, construindo um encadeamento lógico e coeso. Primeiro escreva a ideia de cada um dos parágrafos. As suas ideias, juntas, fazem sentido? Não dê o próximo passo antes de organizar as suas ideias e a estrutura do texto.

 

Seja assertivo! Desenvolva cada ideia em uma frase simples, curta, bem escrita e direta ao assunto - os seus bullet points - a primeira frase de cada parágrafo. Enumere os argumentos de cada parágrafo (ou ideia) - os sub-bullet points. Os argumentos, juntos e naquele parágrafo, fazem sentido? Quando fizerem sentido, desenvolva os argumentos em frases simples.

 

Devo confiar no meu talento? Parece mais fácil sair escrevendo, deixar nossa mente nos guiar, e ir onde nosso pensamento nos levar. Assim como é fácil nos perdermos em fatos e ideias verdadeiras e coerentes, mas que faltam encadeamento e que atinjam os objetivos do autor. Cansei de ler textos bem escritos mas vazios, bons argumentos sem teses, textos muito fáceis de escrever, mas difíceis de ler.

 

Como existem outras variáveis, eu não garanto que todo leitor terminará de ler o seu texto. Mas se você chegou até aqui, acho que eu fiz um bom trabalho - evidência que tese mais argumentos em formato bullet/sub-bullet funciona. Coloque a mão na massa e veja como é fácil produzir um texto estruturado!

 

José Securato é CFO do digio, trabalha em investment banking, fusões & aquisições, valuation e capital raising desde 1998 e fundou a Saint Paul Advisors em 2013.

 

Conheça TODOS os cursos do Securato Jr.: aqui


Comentários

Sem Comentários