“Entenda o dia a dia de um Analista de Research” com Leandro Fontanesi



Ontem, dia 10 de maio de 2021 às 19 horas, o Tabula teve a honra de receber Leandro Fontanesi, Head of LATAM Food & Beverage e Agribusiness do Bradesco BBI, para uma aula ao vivo gratuita com a temática “Entenda o dia a dia de um Analista de Research”. Outrossim, tivemos o privilégio de receber Vitor Kaneo Mizusaki, Head of LATAM Transportation & Capital Goods do Bradesco BBI, e José Securato Jr, Sócio Fundador da Saint Paul Advisors & Saint Paul Capital Partners. 


Esta aula, vinculada diretamente ao projeto “Tabula das Ligas de Finanças”, ultrapassou um público de 120 pessoas, e contou com a presença de diversas Ligas universitárias de Finanças, dando destaque a Liga de Mercado Financeiro FIA Finance, ao Clube de Finanças da Universidade Positivo e a Liga de Controladoria e Finanças da UFMG que juntos representaram uma grande parcela dos presentes.

 

Leandro Fontanesi iniciou a aula ao vivo apresentando o segmento de sua célula que é voltada para pesquisas de recomendações de ações listadas dentro dos setores de Alimentos, Bebidas e Agronegócio. No que tange ao dia a dia de um “Analista de Research”, o convidado afirmou que o itinerário se inicia às 7 horas da manhã e se estende indefinidamente, considerando a necessidade de estar sempre atualizado. No decorrer da manhã, até a abertura do horário de negociações na Bolsa de Valores às 10 horas, a equipe se debruça a fazer a curadoria das notícias mais relevantes que impactam o setor para soltar um relatório destinado aos clientes. Estes relatórios fornecem informações de prospecção de market share e crescimento de lucro das marcas, valuation, ações comparáveis e projeções financeiras. Ademais, todas as semanas eles realizam reuniões com uma ou duas empresas, essas voltadas para os investidores. 


Quando questionado sobre as competências e habilidades esperadas de um candidato a estágio em Research, Leandro destacou soft skills como clareza em comunicar uma recomendação, pensamento em longo prazo, capacidade estratégica e curiosidade intelectual. No que diz respeito a hard skills o Head do Bradesco BBI ressaltou a necessidade de uma boa base de conhecimentos sobre o mercado financeiro e Inglês Avançado, fundamental para compreender textos e para redigir documentos aos clientes internacionais. 


Além disso, desmistificou questões dos convidados relativas a necessidade de certificações financeiras para concorrer a vaga, destacando que as mesmas são tiradas internamentente, como a CNPI - Certificação Nacional do Profissional de Investimento. Acerca de diferenciais, complementado por Vitor Misuzaki, Leandro pontuou conhecimentos de Linguagens de Programação que auxiliem na automatização de processos e conhecimento de Mandarim para setores que dependem do Oriente. 


Para finalizar a aula com maestria e de forma a ilustrar o trabalho realizado, Fontanesi trouxe um case de investimento Ambev datado de 2018 que questionava o valor de mercado da Heineken. Com isso, encerramos a “aula gratuita com emissão de certificado” desta segunda-feira, apenas um aperitivo do que está por vir nos próximos meses.

 

Participe do grupo "Tabula das Ligas de Finanças - A Super Liga!" no LinkedIn, e fique por dentro de todos os eventos.

 


Comentários

Autor: Anônimo(a)

O evento trouxe bastante insights sobre a carreira de Research. Foi sensacional!