Vende-se "Family Business"​



Como identificar um alvo de M&A?
"Meu cliente está pensando em vender o seu negócio, que perguntas eu devo fazer?"

 M&A é um processo, e é um processo vivo. As condições, os objetivos e a dinâmica mudam ao longo tempo, e não é incomum encontrar uma empresa que estava no modo "compra" ser comprada (Best Foods comprou a Arisco para ser comprada pela Unilever 6 meses depois).

Já vi muita gente (este que vos fala inclusive) trabalhando em transações que não tem como dar certo… Pura perda de tempo!

#1. Razão: Porque o acionista quer vender a empresa? Como a venda se encaixa na realidade do acionista, e o que ele vai fazer da vida pós-venda? Começar um processo de forma errada, não tem como dar certo…

#2. Preço & Tamanho: Qual a expectativa de preço do vendedor? A expectativa do vendedor é razoável? Qual o tamanho da transação? Em geral, transação menor é mais difícil do que as maiores.

#3. Governança: Quais são as condições em torno da venda? Quem são os decisores? Os decisores compartilham os mesmos objetivos, ou estão em conflito? Quais as condições pré e pós-venda dos acionistas? Uma transação não se concretiza se não for boa para todas as partes (o que significa que ela é ruim para todas as partes).

Você poderia criar um item #4. Comprador. Mas o comprador será uma consequência dos 3 primeiros itens, você concorda? 

Se ainda estiver com dúvida, fale com o pessoal da Saint Paul Advisors - somos especialistas em M&A independente do tamanho. Visite o investmentbanking.com.br (que tem um monte de informação útil) e ...

 

José Securato é CFO do digio, trabalha em investment banking, fusões & aquisições, valuation e capital raising desde 1998 e fundou a Saint Paul Advisors em 2013.

 

Conheça TODOS os cursos do Securato Jr.: aqui


Comentários

Sem Comentários