Por: José Securato Junior
A XP não inventou nada novo (não é uma crítica...), mas ela decidiu seguir um caminho diferente da Charles Schwab, sua maior referência nos EUA.
A Charles Schwab começou a operar em 1971, abriu sua primeira agência em 1975 e em 1978 já tinha 45,000 clientes (o dobro no ano seguinte). Se tornaram a maior "discount broker" americana antes de serem compradas pelo Bank of America em 1983 por USD 55 milhões.
Mas em 1987 e depois de superar 1 milhão de contas, o management recomprou a Schwab por USD 280 milhões, para 6 meses depois fazerem seu IPO. Ainda neste ano, a Schwab começou a oferecer serviços de assessoria financeira para assessores independentes de investimento. (reparem, antes da internet)
Os próximos anos foram marcados por muito investimento em tecnologia, inovação em produtos e serviços, muitas fusões e incorporações. Em 2019, por exemplo, a Schwab lançou um serviço de assinatura para Planejamento Financeiro.
Em 2020, Charles Schwab e TD Ameritrade se juntam para criar uma empresa que hoje (11/Out/21) tem mais de USD 140 bi de capitalização de mercado e USD 7,5 tri de AUM.
A XP resolveu virar banco, e está deixando uma grande oportunidade em Financial Planning de lado. Quem será que vai aproveitar essa oportunidade?
Faça o download da matéria "Charles Schwab inova: planejamento financeiro à la Netflix".
Ficou interessado? Não perca a oportunidade em se aperfeiçoar nesse tema:
Conheça outros cursos de mercado financeiro no Tabula.
Clique aqui e leia mais sobre IPO's.
José Securato Jr trabalha em investment banking, fusões & aquisições, valuation e capital raising desde 1998 e fundou a Saint Paul Advisors em 2013.
Sem Reviews